domingo, 22 de abril de 2012

O refrigerante e os cristãos

Retirei o seguinte texto de um site da UNIMED (Grande empresa na área da promoção de saúde)

"" Conheça os males dos refrigerantes: 

Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, o refrigerante contém valor nutricional quase nulo. As variações cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio. Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças ósseas, como a osteoporose. A bebida ainda é rica em açúcar, que além de prejudicar a boa forma, propicia o surgimento de cáries, principalmente nas crianças. Mesmo as versões diet, que não contêm glicose, expõem os dentes a ácidos capazes de estragar o esmalte.



E não se pode esquecer dos corantes, também perigosos. Vários deles possuem substâncias cancerígenas. O consumo de refrigerantes também faz com que as pessoas diminuam significativamente a ingestão de bebidas saudáveis como a água, o leite e os sucos naturais, perdendo nutrientes importantes.

Outras opções de bebidas mais saudáveis:

■ Um grande copo de água, que além de refrescar, reduz o apetite. 
■ Sucos de frutas, ricos em nutrientes.
■ Leite e iogurtes líquidos. 
■ Chás de ervas, frios ou quentes, que matam a sede e são saudáveis.""



Lair Ribeiro fala sobre o refrigerante.



É muito comum nas festas dos cristãos não faltar o refrigerante. Muitos cristãos, ao serem questionados sobre sua alimentação, podem argumentar utilizando citações bíblicas para tentar justificar sua opção por beber refrigerante, mas vamos pensar um pouco sobre a consistência desses argumentos:   
É verdade que está escrito: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. (Mateus 15:11); mas também está escrito: Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. (1 Timóteo 5:23). Ou seja, Paulo recomendou uma certa disciplina alimentar a Timóteo (vinho é alimento), apesar da existência do texto de Mateus 15:11. 

E por falar em vinho, é bom lembrar que aquele a quem a Bíblia atribui a frase de Mateus 15:11 é o mesmo a quem é atribuído também o milagre de transformação da água em vinho. 

Será que quando o cristão levantar o texto Mateus 15:11 como justificativa para beber refrigerantes e outras coisas que pela ciência nos fazem mal também terá a fé para transformar água em vinho?

Penso que a lógica de Mateus 15:11 se aplica sempre que há a mesma grande fé milagrosa demonstrada por Jesus ao transformar água em vinho, porque para fazer sentido o refrigerante deverá ser transformado milagrosamente em algo bom ao entrar no organismo; nos casos em que as pessoas não estão agraciadas por essa fé não seria cara de pau demais usar a Bíblia para justificar a vontade de satisfazer a carne?

É claro que em casos em que o cristão está em missão a conversa é outra. Se o ato de beber refrigerante for -para um dado povo- tão cultural que quem não bebe perde a autoridade ou credibilidade então, se for para remover barreiras ao evangelho, penso que vale considerar beber refrigerante.

Penso que seria prudente muitos deles reconhecerem que ainda estão no "leite":
"Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis," 1 Corintios 3:2
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário :

Postar um comentário