domingo, 6 de maio de 2012

Somos todos pecadores?


Primeiramente quero informar que sou um aprendiz e considero com prudência o está escrito na B'rit Chadashah (literalmente, Nova Aliança, mais conhecida como Novo Testamento), no livro de Tiago (Ya'akov), capítulo 3, verso1. Portanto, faço um pedido: Examine o que eu escrevi para ver se é somente o que a própria Bíblia diz, o que o próprio D'us te fala, para que a responsabilidade do ensino não caia sobre mim.
Neste texto argumento contra a expressão muitas vezes repetida: “somos todos pecadores”.  A Bíblia não afirma que todos os homens são pecadores, diz que todos pecaram, isso é diferente.



Segue a argumentação:

Para começar, é bom perceber que trechos semelhantes ao de Eclesiastes7:20  "Na Verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque". foram escritos antes do cumprimento da profecia feita pelo profeta Joel (consta em Atos 2:18), portanto não é válido para descrever a situação de todos os homens da atualidade. Vejamos Atos 2:18 : 












"E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão".



Essa profecia, até antes da ressurreição do Mashiach (Messias), não havia sido cumprida: ("E isto disse ele do  Ruach Hakodesh (literalmente: Espírito do Santo, mas mais conhecido como Espírito Santo) que haviam de receber os que nele cressem; porque o Ruach Hakodesh  ainda não fora dado, por ainda Yeshua não ter sido glorificado. João 7:39 ) 

Vale oberservar também que o trecho de Romanos 3:10-18 , conforme afirmam três das minhas Bíblias de estudo, é uma citação do Tanach. Shaul está dizendo que tanto judeus como gentios estão debaixo do pecado e não que pessoas convertidas estão debaixo do pecado.[ "Como então? Temos nós alguma superioridade? - De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que tanto judeus como gentios, todos estão debaixo do pecado" (Romanos 3:9 , negritos meus)] O que Shaul está falando aqui vale para judeus apenas nominais (não convertidos)  ou gentios e não para os que estão no Mashiach e foram batizados; para os batizados essa divisão não faz o mesmo sentido: "pois todos quantos no Mashiach fostes batizados, do Mashiach vos revestistes. 28 Nisto não há judeu nem gentio, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Yeshua HaMashiach. (Gálatas 3:27-28 Negritos meus).

. PenGála 
Outra evidência de que a frase "somos todos pecadores" é uma falácia são as palavras de um ex-cego (curado por Yeshua) em Yochanan 9:31: "Ora, nós sabemos que Deus não ouve pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve" .

A partir deste ponto apresentarei os argumentos em tópicos ordenados através das letras do alfabeto hebraico, de Alef a Samech


Alef: Em Kefa Alef 4:18 encontramos mais uma evidência: "E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?"




Bet: O trecho de Romanos abaixo diz: "sendo nós ainda pecadores", o que sugere um estado atual diferente do estado de pecador: Romanos 5:8 "Mas D'us prova o seu amor para conosco, em que o Mashiach morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.". A palavra ainda sugere que agora "já não são mais".


Veja que Ruach Ha Kodesh anda acompanhado da obediência:  "E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também Ruach Hakodesh, que Hashem deu àqueles que lhe obedecem." (Atos 5:32, negrito meu)  



Guimel: Mas você, leitor, poderia perguntar: como pode um homem ser justo? Isso não seria impossível? Penso que é precisamente isso que o evangelho tem a nos ensinar, ou melhor, a nos dar. Essa foi uma dúvida que os talmidim de Yeshua também tiveram e veja o que o Mashiach respondeu:



Disse-lhe Yeshua: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.

E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.

Disse então Yeshua aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.

E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de D'us.

Os seus talmidim, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?

E Yeshua, olhando para eles, disse-lhes: Aos Bnei Adam é isso impossível, mas a Hashem tudo é possível. 



Dalet: Outra evidência no sentido de desmascarar a falácia da qual trata esse texto é o trecho: "Quem é pecadorAqueles que não acreditaram em mim." João 16:9 (Tradução  da Bíblia Paullus)



Hê: É verdade que o livro Jeremias 17:9 cita que o coração do homem é "desesperadamente corrupto", entretanto, aquele que proporcionou o cumprimento da profecia de Joel disse:


Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Hashem”; Mateus 5:8


e ainda:

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:29



Na B'rit Chadashá Yeshua abriu uma porta de retorno ao Eterno e ocorreu o derramamento do Espírito de Deus conforme predisse o profeta Joel, e por causa disso temos notícia de muitos corações sendo circuncidados, limpos de sua corrupção e preenchidos com Chokmah.  


Está escrito na Tanach: “Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque”. Eclesiastes 7:20; Porém, por causa da misericórdia de Hashem pela porta que Yeshua abriu, vemos na B'rit Chadashá Kefa, que era um humilde pescador, dizer para uma comunidade inteira que viva para Hashem em santidade, suportando sofrimentos caso seja necessário.   
E, se o justo dificilmente se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?”  1 Pedro 4:18



Isso quer dizer que existe diferença entre o homem pecador, com tanta frequência encontrado na Tanach, e tantos homens da B'rit Chadashá (os que se revestiram do Mashiach), entre o justo e o pecadorPortanto o que está escrito em Jeremias 17:9 não pode ser aplicado, sem grandes e necessárias ressalvas, para o justo que teve seu coração circuncidado. O yetzer hará jamais deve cavalgar o tsadik que guarda o testemunho do Mashiach.  



Waw: Os três excertos de Romanos a seguir merecem ser comentados: 

Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer”. Romanos 3:9-10

Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Hashem”.Romanos 3:19

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Yeshua HaMashiach”. Romanos 3:24



Entendo que os versos 19 e 24 citados acima são uma ressalva ao que foi dito no verso 10 - que é uma citação do Tanach; se a partir do Tanach e de Shaul  concluímos que não há nem um justo dentre os que estavam debaixo da lei, em Atos dos Apóstolos existe o justo justificado gratuitamente pela graça, porque não está sob a lei mas sim sob a graça.



O chavão "Somos todos pecadores" é frequentemente repetido nas igrejas, mas está errado; Há os que foram justificados, não mais pecadores como antes.

Záin: Vale analisar ainda o trecho que diz:


"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de D'us; Romanos 3:23"



Penso que esse trecho não quer dizer que somos pecadores mas que já pecamos alguma vez, e/ou, estando sob as consequências do pecado original, nos tornamos dependentes da graça manisfestada em Yeshua HaMashiach.


Het: E o que dizer sobre Romanos 4:5? "Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça." É certo que o homem não pode praticar sua própria salvação, mas uma vez salvo ele dá bons frutos: "Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras." Tiago 2:18
E sobre o trecho "mas crê naquele que justifica o ímpio", o que dizer? Basta entender: Yeshua justifica o ímpio, então, após ser justificado, o ímpio já não é mais ímpio, mas justo, pois foi justificado pela graça, produz então bons frutos.  



A diferença entre o justo e o pecador pode ser descrita assim: Pecadores são os homens que não conhecem Yeshua, nossa referência, nosso alvo, atiram para fora dele ou que deliberadamente viraram as costas para ele e estão atirando para o lado oposto ou até mesmo buscando se aperfeiçoar nisso. O justo tem fé em Yeshua HaMashiach e se peca tem um advogado nos céus para o purificar mediante confissão e penitência. A penitência deve ser  muito bem estudada e/ou entendida, vale lembrar das palavras: "Não vos enganeis; Deus  não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6:7. "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;"Mateus 3:8
Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Gálatas 6:7

Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Gálatas 6:7
Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Gálatas 6:7
Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Gálatas 6:7


Tet: Alguns levantam o trecho Tiago 3:2 para afirmar que somos todos pecadores: "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo." Tiago 3:2  Isso não faz sentido, pois, no próprio versículo, Tiago está dizendo que se alguém não tropeça em palavra é perfeito; agora pense, como ele sabe disso? Acho que algumas pessoas subestimam o efeito que a convivência com o próprio Yeshua durante anos teve sobre a vida dos apóstolos e caem no erro de considerá-los como reles "irmãozinhos" pecadores quaisquer no meio dos que dizem acreditar em D'us.  Além dessa reflexão vemos que, nos versículos seguintes, Tiago não deixa dúvidas sobre o que pensa sobre todos tropeçarmos em muitas coisas: NÃO CONVÉM QUE ISTO SE FAÇA ASSIM.  "De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Tiago 3:10-13 (Negrito meu)

Yod: Alguns leram os versículos Rom 3:23, Tiago 3:2 e os interpretaram isoladamente. Assim também com o capítulo 7 de Romanos que foi interpretado sem considerar o capítulo 8.  A necessidade de observar o contexto para a compreensão da carta de Romanos é fundamental. Vale lembrar que a divisão da Bíblia em capítulos e versículos não é natural (Shaul não escreveu a carta dividindo-a em capítulos e versículos), assim também com os subtítulos acrescentados a posteriori que variam entre as muitas edições da Bíblia. Essa divisão arbitrária pode atrapalhar a compreensão. Por exemplo, se estivermos lendo o capítulo 7 da carta de Romanos e fizermos uma pausa para reflexão no final desse capítulo e deixarmos o resto da carta para ler depois, a unidade de sentido que esse capítulo forma com o capítulo 8 poderá passar despercebida. Tanto é que o capítulo 8 começa com "Portanto," e traz afirmações importantes para entender que Shaul estava discursando como pecador no cap.7 para compor sua retórica, para ser bem compreendido pelos pecadores, para deixar patente por contraste a grande obra que só Hashem pode fazer no coração do homem.  

Se no capítulo 7 Shaul discursa como pecador, logo em seguida diz no chamado "capítulo 8": Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Yeshua HaMashiach, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque a lei do Espírito de vida, em Yeshua HaMashiach, me livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, D'us, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 
Romanos 8:1-4 (Negritos meus)


Se Rom 7:19 ("Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.") dissesse respeito à situação inescapável do crente não faria sentido o que Shaul disse em Gálatas 5:16 "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne."



Mas alguém poderia ainda objetar: Se Shaul estava sendo retórico, então porque ele não usou a expressão "Falo como homem" como fez em Rom 3:5 e Rom 6:19? Eu argumento: Porque não precisava. Para os destinatários, deveria ser óbvio demais  que ele estava falando como homem. Veja que no início do capítulo (nos versículos 4,5 e 6) Shaul diz que os crentes estão mortos para a lei e que tanto ele quanto os demais crentes não estão mais na carne. Então, quando Shaul disse no versículo 14 que "eu sou carnal, vendido sob o pecado" e no 25 que com a carne serve "à lei do pecado", os destinatários da epístola já estavam aptos para entender que Shaul falava como homem utilizando frases retóricas, visto que desde o início da epístola ele já dera as chaves para esse entendimento. É preciso lembrar que Shaul era um dos homens espirituais por excelência (um dos Apóstolos). É preciso lembrar também que em Atos 19:2-6 o apostolado de Shaul é assinalado pelo próprio Hashem. Como dizer que aquele que foi usado por Hashem no momento em que o Espirito Santo era dado foi um homem carnal? Não, ele não era carnal, ele era espiritual e cheio do Ruach HaKodesh. Por isso, é obvio que quando Shaul diz que "eu sou carnal" estava sendo retórico e falando como homem. Mas não para por aí. Tem mais. No capítulo 8:2, Shaul, apesar de ter dito no capítulo 7:25 que com a carne serve à lei do pecado, diz que foi liberto da lei do pecado pela lei do Espírito de vida, deixando mais uma vez claro que ele estava sendo retórico, que estava como que dramatizando a situação do homem decaído, superada pela graça no homem espiritual, pois o pecado não mais o domina. Assim, Shaul, por cercar o trecho de Romanos 7:7-23 (como as bandas de pão cercam a carne num sanduíche) com a repetição da ideia de "morte para a lei" e "liberto da lei" presente nos trechos Rom 7:4 e Rom 8:2, dispensa a expressão "falo como homem" e deixa óbvio que Rom 7:7-23 deve ser entendido como retórico. Ou seja: em Rom 7.4 ele diz, em Rom 7:7-23 ele diz o contrário para compor sua retórica, e em Rom 8.2 ele repete a ideia de Rom 7.4 para não deixar dúvidas sobre o que, no final das contas, ele queria dizer.

Vejamos ainda que em 1 Coríntios 3:1 Shaul diz que "não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos  b'Mashiach." Isso deixa óbvio que Shaul não era de maneira nenhuma carnal como afirma em Rom 7:14, pois eis aqui um homem espiritual falando a homens carnais. Isso nos dá também a uma dica da razão pela qual Shaul algumas vezes "fala como homem" - para ser melhor compreendido por homens ainda imaturos.


Kaf: Pense bem, o erro que aponto é grave. Se somos todos pecadores, o que para mim não é verdade, então qualquer ladrão pode instrumentalizar o púlpito para obter lucro desonesto. Eis a brecha que foi criada. Quem terá autoridade na igreja para banir os ladrões de púlpito com uma doutrina que diz que somos todos pecadores? A não ser, é claro, que o tal pastor cometa um pecado tabu para aquela comunidade; o pecado sexual, por exemplo, é digno de punição em muitas igrejas. Mas não é só o pecado sexual ou outros pecados escandalosos que fazem mal, todo pecado faz mal. Mas com base na doutrina de que "Somos todos pecadores" é possível que haja igreja que se limite a combater alguns pecados e nem comentar a respeito de outros pecados, pecados de estimação amplamente difundidos por toda a comunidade - senão compartilhados por todos. Já ouvi notícia até sobre a chamada "Igreja dos homossexuais".

Lamed: Outro trecho usado para defender a falácia que combato é 1 João 1:10: "Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós". Este é outro trecho que foi interpretado sem considerar o contexto. Versículos antes João diz: "E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos"...1 João 1:5 Ou seja, o que João está dizendo do versículo 5 ao 10 é a pregação que os destinatários ouviram quando ainda eram pecadores, quando estavam sendo evangelizados. No meu entender, João deve ter repetido a pregação inicial para aqueles da comunidade que por ventura não compreenderam bem da primeira vez, ou para aqueles que recentemente começaram a ser instruídos, ou ainda quiçá pensando até nos pecadores que fossem ler as escrituras depois. Mas, logo que faz a exposição do que é leite para os imaturos (a semelhança do que fez Shaul aos Coríntios, 1 Coríntios 3:2) passa às palavras que visam expurgar qualquer doutrina de conformação com o pecado: "Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.1 João 2:4 ". João faz isso procurando guiar todos à maturidade na fé. Para que de meninos necessitados de leite tornem-se filhos maduros; a palavra grega que João usa para filhos maduros é teknon, muitas vezes traduzida simplesmente por filhos mas que diferencia-se de filhinhos - para filhinhos a palavra grega utilizada é teknion diminutivo de teknon. Muitas vezes essa difença fundamental entre as palavras passa despercebida nas traduções e as pessoas pensam simplesmente que João estava sendo carinhoso ao dizer filhinhos, e um pouco menos carinhoso ao utilizar filhos; mas não, a diferença entre essas palavras diz a respeito à maturidade espiritual dos ouvintes. Para essas e outras reflexões sobre a carta de João ver o texto publicado nesse blog: "Análises no entorno de Yochanan Alef". É bom ter cuidado com as interpretações simplistas para não acompanhar o erro daqueles que, por ignorância ou com más intenções, entram no engano de ler 1 João 1:10 e extraír daí uma doutrina de conformação com o pecado.


Mem: Lembro ainda do trecho:


Já estou crucificado com o Mashiach; e vivo, não mais eu, mas o Mashiach vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. Gálatas 2:20



Se, através de alguns versículos, é possível pensar que Shaul se considera pecador no momento em que escreve as cartas, em Gálatas2:20 ele diz já estar crucificado com o Mashiach, o que expressa o estado do apóstolo ao escrever a carta, do contrário como as epístolas poderiam ser inspiradas?


Vejamos o trecho 1 Timóteo 1:12-16:

Dou graças àquele que me deu forças, Yeshua HaMashiach, nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério,
a mim que outrora era blasfemo, perseguidor e injuriador. Mas alcancei misericórdia, porque ainda não tinha recebido a fé e o fazia por ignorância.
E a graça de nosso Senhor foi imensa, juntamente com a fé e a caridade que está em Yeshua HaMashiach.
Eis uma verdade absolutamente certa e merecedora de fé: Yeshua HaMashiach veio a este mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o primeiro.
Se encontrei misericórdia, foi para que em mim primeiro Yeshua HaMashiach manifestasse toda a sua magnanimidade e eu servisse de exemplo para todos os que, a seguir, nele crerem, para a vida eterna.” (negritos meus)

Na Bíblia Sagrada (Paulinas, 1967)1 consta o seguinte comentário sobre esse trecho:

“o primeiro não em ordem de tempo, mas pelo número e gravidade dos pecados, como comenta Sto. Agostinho. Compreende-se que é uma expressão que espelha a humildade do Apóstolo mais do que a realidade objetiva, visto que no v.13, enquanto se reconhece culpado, Paulo diz também ter agido assim "por ignorância".” (negritos meus)

Também, sobre o mesmo trecho, o Berean Christian Bible Study Resources2 comentou:
 
"Não vim chamar à conversão os justos, mas sim os pecadores." (Lucas 5:32)
Durante o ministério de Jesus, eu suspeito que os discípulos tinham a impressão de que Jesus não veio para chamar os fariseus hipócritas que se opuseram a ele e sem dúvida foram surpreendidos não apenas porque Paulo se tornou um cristão, mas porque Jesus o escolheu para levar o evangelho aos gentios.
O que havia em Paulo que o distinguiu dos outros fariseus que estavam perseguindo os cristãos?
"dos quais eu sou o primeiro" - estranho que ele usa "sou" e não "fui". De que maneira Paulo é o pior de todos os pecadores?

Não que ele esteja dizendo que ele continua a comportar-se como o principal dos pecadores. A partir de sua conversão ele deixou de ser caracteristicamente um pecador - no sentido em que ele está falando aqui. E ele diz em outro lugar: "Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?" 1Cor 6:9

Apesar de sua história como o principal dos pecadores, o principal exemplo de pecador revela o que realmente significa dizer que “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” - que é o evangelho. Este não foi um conceito simplesmente teológico na mente de Paulo. Este ditado foi uma experiência muito real de Paulo. Paulo podia dizer com confiança a partir da sua experiência que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores.”





Num: Lembro também do trecho:


"E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Yeshua: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais". João 8:11



Penso que Yeshua não diria "vai-te e não peques mais" se isso não fosse possível. Pensemos no seguinte: o que quer dizer uma pessoa que diz que somos todos pecadores? Que é impossível não pecar? Isso não é verdade, D'us coloca diante do homem o  bem e o mal e ainda diz: ecolhe o bem. Se diz para escolher o bem é porque temos escolha; portanto é possível não pecar, ainda que para isso seja necessário ser revestido da graça do Mashiach, do Espírito do Mashiach.



"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência," Deuteronômio 30:19

 "Porque todo o que é nascido de D'us vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." 1 João 5:4
 
Samech: Vejamos ainda mais um excerto usado para defender a idéia de que todos são pecadores e o conformismo com tal situação desoladora:
"13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado."Lucas 18:13-14 Bíblia  ARC.
No excerto acima não está dizendo que o publicano desceu pecador para a sua casa, está dizendo que ele desceu justificado. Os conceitos de justo e pecador são antagônicos. Seguindo o exemplo desse publicano, penso que confessar-se pecador é parte fundamental da conversão, mas permanecer pecador não é necessário pois o véu do templo se rasgou. Jesus Cristo nos abriu o caminho para a justificação. Pecador é quem fica de fora da mesa do Pai. Por Yeshua HaMaschiach temos acesso à mesa do Pai. 
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

Lucas 18:13,14
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

Lucas 18:13,14
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

Lucas 18:13,14
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

Lucas 18:13,14
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

Lucas 18:13,14

Penso que a maioria das pessoas não conseguem deixar de enxergar a si mesmas enquanto pecadoras pois vincularam sua identidade ao seu passado. A pessoa lembra dos pecados que cometeu, entende que essa memória a identifica e diz: sou um pecador; enquanto os pecados passados são apenas memórias e não necessariamente serão a representação do que você é.  HaMashiach já pagou alto preço para que qualquer que receba seu testemunho possa viver deixando para trás os pecados passados como fez Shaul: "Irmãosnão acho que eu  tenha alcançado o prêmiomas uma coisa eu façoesqueço-me do que fica para trás e avanço para o que está na frente14 Lanço-me em direção à meta, em vista do prêmio do altoque HaShem nos chama a receber em Yeshua HaMashiach." Filipenses 3:14

E por fim, irmãos, quero deixar um pedido: ajudem-me e ajudem-se a andar em santidade. Façamos como orientou o autor de Hebreus: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." Hebreus 10:25.
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Hebreus 10:25

Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Hebreus 10:25
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Hebreus 10:25
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Hebreus 10:25

1  Bíblia Sagrada - Tradução dos textos originais, com notas, dirigido pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma - Edições Paulinas/São Paulo. Imprimatur de 11/05/1967 página 1512
2 Comentário traduzido por mim e retirado de: Berean Christian Bible Study Resources http://www.bcbsr.com/books/1tim1b.html. Sobre o BCBSR: http://www.bcbsr.com/intro.html 
Como auxiliares para a pesquisa e utilização de termos hebraicos foram usadas a (OJB) Orthodox Jewish Bible e a B'rit Chadashah.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário :

  1. Pretento corrigir algumas coisas nesse texto mas o argumento principal para mim é válido: Para mim essa história de que "Somos todos pecadores" é coisa de quem tem algum pecado de estimação e não quer se livrar dele.

    ResponderExcluir