domingo, 9 de novembro de 2014

Contra o relativismo moral, relativismo cutural, historicismo.

Estava lembrando de uma conversa que tive outro dia... Se me lembro bem foi levantada a questão: o que a Bíblia realmente requer de nós... será que não eram muitos dos costumes prescritos ali específicos para aquele povo, para aquele tempo...? 

Meditando nas palavras da Bíblia, deparei-me com os textos a seguir e me toquei que o argumento do relativismo cultural esbarra numa constatação que me parece óbvia: não há espaço para relativismo cultural uma vez que o estabelecimento do código moral da Bíblia (a gênese da cultura do povo da Bíblia) dá-se em contraposição a outros costumes já existentes; assim, não é possível levantar o fenômeno do "passar dos séculos" que trás "nova cultura", "vanguarda", para querer relativizar o que Deus tem por correto, porque outras culturas sempre existiram, lá mesmo no passado, antes do "passar dos séculos", entre os povos contemporâneos do nascimento de Israel enquanto povo. 

Segue o texto Bíblico:   
"Com nenhuma destas coisas vos contamineis; porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós.
Por isso a terra está contaminada; e eu visito a sua iniqüidade, e a terra vomita os seus moradores.
Porém vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, não fazendo nenhuma das práticas abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com elas. Eu sou o Senhor vosso Deus."
Levítico 18:24-26

"Guardai, pois, todos os meus estatutos, e todos os meus juízos, e cumpri-os, para que não vos vomite a terra, para a qual eu vos levo para habitar nela.
E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles."
Levítico 20:22-23

A ideia é: "sempre" existiu relativismo moral, portanto, não é simples dizer que a moral da Bíblia é uma moral do passado, existiam muitos conjuntos de valores no passado. A ideia é: guardai a lei, caso não guarde, a terra vos vomitará, e não há data marcada para que essa regra expire, ou como poderiam dizer os historiadores, não é possível que essa lógica/moral "fique datada". Nesse sentido, vale lembrar também https://www.bibliaonline.com.br/acf/dt/28 e "... é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei."
Lucas 16:17

Dois textos do Olavo de Carvalho que falam contra o historicismo:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário :

Postar um comentário